Na manhã desta segunda-feira (1º), o voo da companhia aérea Air Europa, que seguia de Madri, na Espanha, para Montevidéu, no Uruguai, enfrentou uma forte turbulência, resultando em um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. A bordo estavam 325 passageiros.
O diretor geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, forneceu uma atualização sobre a condição clínica dos passageiros feridos. Segundo Neto, “na última lista que eu tive, foram 25 pacientes que deram entrada no serviço. No momento está sob controle a situação.”
Entre os passageiros, pelo menos 30 pessoas necessitaram de atendimento médico. Destas, 12 foram atendidas no local, e seis foram encaminhadas para hospitais privados da capital.
Para atender à emergência, foram acionadas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. Além disso, 15 ambulâncias do Samu Metropolitano e seis ambulâncias do SAMU Natal foram mobilizadas.
Geraldo Neto detalhou que dois dos 25 pacientes internados no hospital inspiram cuidados mais intensivos, com um caso particular envolvendo uma idosa. “Essa paciente já tem toda uma equipe cuidando… para prestar todo o cuidado necessário diante da situação”, explicou Neto. Ele também mencionou que todos os pacientes estão passando por exames laboratoriais e de imagem conforme o protocolo.
O diretor ressaltou a preparação do hospital para atender a todos os pacientes de trauma com uma equipe específica de politrauma, clínicos gerais e especialistas em exames de imagem. A articulação com o aeroporto e a companhia aérea está sendo conduzida por uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).
Confira o comunicado oficial da Air Europa sobre o pouso de emergência em Natal
Pouso de emergência: passageiros foram projetados contra o teto e poltronas do avião