Em meio à apuração dos votos, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu ao palco de um resort de luxo em Palm Beach, Flórida, para um discurso aos seus apoiadores. Ao lado da família e de seu companheiro de chapa, o senador J.D. Vance, Trump celebrou a conquista do que chamou de “maior movimento político de todos os tempos”, prometendo que seu governo marcará “a era de ouro da América”.
Segundo projeções da Associated Press, Trump já contabilizava 267 dos 270 votos necessários no Colégio Eleitoral e apresenta vantagem sobre a adversária democrata, Kamala Harris, também no voto popular. O jornal “The New York Times” apontava, até o momento do discurso, uma chance de vitória acima de 95% para o republicano.
Em tom confiante, Trump afirmou que os americanos lhe concederam um “mandato poderoso e sem precedentes” e se comprometeu a “devolver uma América segura e próspera”. Ele ressaltou seu novo slogan, “Promessas feitas serão cumpridas”, como guia para as ações da administração, caso se concretize a vitória.
Durante o discurso, Trump fez uma série de promessas:
- A implementação de uma política de fronteiras fechadas;
- A redução de impostos e do déficit público;
- A busca pela união de todos os americanos, independente das divisões políticas.
O republicano ainda elogiou seu vice, J.D. Vance, agradecendo a parceria, e declarou admiração pelo empresário Elon Musk. Segundo a Associated Press, Trump liderava nos estados-chave, tidos como decisivos para a vitória presidencial, enquanto o partido republicano retomava o controle do Senado após quatro anos.
“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos“, afirmou Trump. “Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los“.
A democrata Kamala Harris, principal adversária de Trump na corrida presidencial, ainda não havia se manifestado até a manhã desta quinta-feira (6), mas a expectativa é de que se pronuncie ao longo do dia.