Um avião de caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22) nas proximidades da Base Aérea de Parnamirim. A aeronave estava em voo de treinamento quando o piloto identificou problemas técnicos e se ejetou, saindo com ferimentos leves. Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde militar, e seu estado de saúde não foi detalhado. O nome do piloto também não foi revelado.
O incidente ocorreu pouco tempo após a decolagem, quando o avião, já em chamas, caiu em uma área de mata perto de diversos condomínios, entre o bairro Liberdade e as vias de acesso para Cajupiranga e Parnamirim. Militares foram acionados para conter o fogo na vegetação e evitar que ele se alastrasse para as áreas residenciais próximas.
De acordo com a FAB, o piloto conseguiu evitar uma tragédia maior ao direcionar a aeronave para uma região desabitada antes de se ejetar. O ministro da Defesa, José Múcio, comentou o ocorrido em entrevista à CNN Brasil, elogiando a ação rápida do piloto. “O piloto foi hábil. Conseguiu, mesmo com fogo já no avião, desviar da área que tinha casas e caiu numa área sem residência. O piloto conseguiu se ejetar e, graças a Deus, não tivemos vítima”, afirmou.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. Segundo a FAB, a análise dos destroços do avião, que ficou completamente destruído, será fundamental para determinar os fatores que contribuíram para a queda. O objetivo é evitar que novos incidentes semelhantes ocorram.
Caça da Força Aérea Brasileira cai em Parnamirim; veja vídeos