Um golfinho da espécie nariz-de-garrafa foi encontrado morto na praia de Ponta Negra, em Natal, nesta segunda-feira (30). O animal, que encalhou na orla, foi avistado por banhistas e trabalhadores da região.
Pesquisadores do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram acionados e enviaram uma equipe ao local para avaliar a situação. Segundo a médica-veterinária Giovanna Santoro, que participou da análise, o golfinho parecia estar saudável e provavelmente morreu no mar antes de ser arrastado para a costa.
O corpo apresentava uma marca que poderia ter sido causada por interação humana. “Devido ao estado de decomposição muito avançado, é difícil afirmar, mas ele apresenta uma lesão bem retilínea que é sugestiva para um corte por interação humana, com uma faca ou uma hélice”, explicou a veterinária.
A equipe de pesquisadores informou que amostras do animal foram coletadas para análise, e um laudo será emitido após os exames. A carcaça será descartada de maneira adequada.
Atualmente, a praia de Ponta Negra passa por uma obra de ampliação da faixa de areia, mas segundo Giovanna Santoro, ainda não é possível determinar se a intervenção tem alguma relação com a morte do animal.
Golfinho e tartarugas são encontrados mortos em praias potiguares