O governo de Tóquio, capital do Japão, planeja adotar uma semana de trabalho de quatro dias para funcionários públicos a partir de abril de 2025. A medida tem o objetivo de apoiar jovens casais e combater as baixas taxas de fertilidade no país.
“Revisaremos os estilos de trabalho… com flexibilidade, garantindo que ninguém precise abandonar sua carreira devido a eventos da vida, como o nascimento de um filho ou cuidados infantis”, afirmou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, em discurso na quarta sessão regular da Assembleia Metropolitana de Tóquio.
A iniciativa surge em um momento crítico para o Japão. Em 2023, apenas 727.277 nascimentos foram registrados, e a taxa de fertilidade caiu para 1,2, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Para garantir a estabilidade populacional, seria necessária uma taxa de 2,1.
Além da redução na jornada semanal, Tóquio anunciou outra política voltada para trabalhadores com filhos no primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Esses pais poderão optar por sair mais cedo do trabalho, em troca de ajustes salariais. A medida busca facilitar a conciliação entre trabalho e cuidados infantis.
“Agora é o momento de Tóquio tomar a iniciativa para proteger e melhorar a vida (das pessoas), os meios de subsistência e a economia do nosso povo durante esses tempos desafiadores para a nação”, afirmou a governadora.
Proposta sobre fim da escala 6×1 movimenta redes sociais; veja quais deputados assinaram