Governo Federal garante apoio integral ao Rio de Janeiro diante das fortes chuvas - O POTI

Governo Federal garante apoio integral ao Rio de Janeiro diante das fortes chuvas

Com informações da Agência Brasil e da Defesa Civil Nacional.

rio alagado
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional atua em parceria com a Prefeitura Municipal para enfrentar impactos e garantir assistência à população afetada. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou que dará “todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro”, que enfrenta fortes chuvas e alagamentos desde o último sábado (13). O ministro Waldez Góes já conversou com o prefeito Eduardo Paes e colocou a estrutura da Defesa Civil Nacional à disposição do município, tanto em termos de recursos quanto de pessoal.

“Estamos acompanhando de perto a situação do Rio de Janeiro e iremos fazer tudo o que for necessário para atender a população afetada”, destaca o ministro Waldez Góes. “Estamos prontos para enviar uma equipe da Defesa Civil Nacional para dar apoio no atendimento à população afetada e nos procedimentos necessários para a solicitação de recursos federais”, completa.

Segundo Waldez Góes, o Governo Federal pode auxiliar com recursos para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos e água potável, entre outros, e também para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirma.

Sobre as chuvas

A cidade do Rio de Janeiro foi atingida por uma chuva contínua desde sábado (13) que provocou diversos transtornos, principalmente na zona norte. A capital fluminense esteve em estágio 4 de atenção, penúltimo nível, segundo o Centro de Operações Rio, e a prefeitura pediu que as pessoas evitassem se deslocar pela cidade e ficassem em local seguro.

Até o momento, nove mortes foram confirmadas. Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi vítima de desabamento provocado por um deslizamento de terra, na madrugada deste domingo (14), na Rua Moraes Pinheiro. Em Acari, uma mulher foi encontrada morta na Rua Matura, possivelmente vítima de afogamento. Em Comendador Soares, próximo à Passarela da Rua Bernardino de Melo, outra vítima masculina adulta foi resgatada sem vida pelos militares, com sinais de afogamento.