Em uma reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (10), a governadora Fátima Bezerra e o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, discutiram importantes atualizações e futuras ações para os aeródromos do Rio Grande do Norte. Entre os tópicos abordados, ficou estabelecido que técnicos da Infraero realizarão uma vistoria técnica no aeródromo de Caicó. O objetivo é levantar os serviços necessários e elaborar um plano de atividades para restabelecer as condições de funcionamento e regularizar a situação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Atualmente, o aeródromo de Caicó está liberado apenas para operações de emergências médicas e de transporte de valores, mediante prévia autorização. Com a vistoria e as ações subsequentes, espera-se ampliar a capacidade de operação do local.
Ampliação e regularização dos aeródromos do estado
O aeródromo de Pau dos Ferros, localizado no Alto Oeste do Estado, possui uma pista asfaltada de 1.040 metros de comprimento por 30 de largura e é autorizado para operações diurnas e noturnas por aproximação visual. No entanto, não ocorrem voos comerciais regulares no local. Com a transferência da outorga para a Infraero, há a expectativa de ampliar a capacidade de funcionamento, além de regularizar o aeródromo junto à ANAC.
“Ficou reiterado que a Infraero vai assumir esses aeródromos e que nos próximos dias estaremos recebendo um plano de ação para a retomada das atividades do aeroporto de Caicó, com detalhes, inclusive, sobre todos os pontos a serem de fato desenvolvidos, de forma a garantir o funcionamento do aeroporto já nos próximos meses“, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Obras no Aeroporto Governador Dix-sept Rosado, em Mossoró
Outra pauta relevante da reunião foi a atualização das atividades no aeroporto Governador Dix-sept Rosado, em Mossoró. Estão sendo realizadas diversas obras de adequação com o objetivo de ampliar a capacidade de transporte e logística. Iniciadas em abril deste ano, essas obras totalizam investimentos de quase R$ 40 milhões, sendo executadas pela Infraero, que assumiu a outorga de gestão e operação do aeroporto em setembro de 2023.
As melhorias incluem:
- Reestruturação da pista local para permitir o tráfego de aeronaves de maior porte.
- Pavimentação das áreas de acesso.
- Construção de um muro de contenção e segurança em todo o perímetro do sítio aeroportuário.
- Melhoria das instalações elétricas.
- Instalação dos PAPIs (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem.
Obejtivo das ações discutidas durante a reunião é promover a conectividade e o crescimento econômico da região.