A atriz Larissa Manoela, de 22 anos, tornou-se o assunto mais comentado na internet e nos lares brasileiros neste domingo. Durante as última semanas, uma polêmica envolvendo os pais da atriz tomou proporções nacionais, o que levou Larissa a dar uma entrevista completa ao programa Fantástico, da Rede Globo.
Larissa Manoela disse que os pais, Silvana e Gilberto, omitiram e distorceram informações sobre a sua situação financeira e o patrimônio que conquistou durante a sua carreira nas telas, passarelas e com publicidade. Ao todo, a artista abrirá mão de um patrimônio de R$ 18 milhões de reais, para romper o vínculo empresarial com os pais.
Os pais da atriz eram responsáveis por administrar a sua carreira desde a infância, mas após completar 18 anos, Larissa quis ter maior conhecimento e controle sobre o seu ganho financeiro. Apesar de trabalhar deste criança e de ter se tornado a maior fonte de renda da família, ela alega que continuava a ganhar apenas uma mesada e precisava pedir dinheiro para coisas mínimas do dia a dia, como expôs em um áudio trocado com o pai, que viralizou: “Pai, você consegue fazer uma transferência pra minha conta pra eu pagar um milho, um sorvete, um mate aqui na praia, por favor?”, diz na mensagem.
Indignada com a situação, a atriz buscou um escritório de advocacia para analisar os contratos das empresas em que era sócia, junto aos pais. A principal, chamada Dalari, foi aberta em 2013, com o intuito de gerir a sua carreira, contratos e pagamentos. Esta empresa concentra a maior parte do patrimônio que adquiriu com os seus trabalhos e Larissa acusa os pais de a terem enganado quanto à porção que cada um possuía da firma, pois os pais afirmavam que era dividida em partes iguais de 33%. Quando o contador contratado pela atriz analisou os documentos, descobriu que na verdade, seus pais detinham 98% do montante, enquanto ela, apenas 2%.
Para dividir em partes iguais, a família criou uma Holding, em maio de 2022. Mas, segundo Larissa, o processo de passagem do patrimônio de uma empresa para a outra, nunca aconteceu. Além das duas empresas, há também uma que está apenas no nome de Larissa Manoela, mas possui uma cláusula que dá poder de tomada de decisões aos seus pais: “Eu era a única sócia, mas eles eram 100% administradores dessa empresa. Então, por isso que eu era só comunicada. Eles podiam decidir, assinar e se comprometer por mim”, relata.
Com toda a situação e as polêmicas em volta, a relação de Larissa Manoela com os pais foi se fragilizando, assim como o elo de confiança empresarial, como fica claro em um áudio enviado pela sua mãe: “Porque eu vou ser bem sincera pra você , Larissa. Eu nunca quis nada teu. Nada. Eu vou te falar uma coisa. Pra você, eu só vou ser título de mãe. Quando falar mãe pra você, você só vai ter o título de mãe. E é isso. Licença”, diz Silvana na mensagem.
Em março, os três se reuniram com a presença de advogados, para discutir uma redistribuição do patrimônio. Larissa pedia 60% do montante, deixando um total de 20% para a mãe e 20% para o pai. Após contra-propostas, o montante de acordo seria de 50% para cada um dos lados. Os pais concordaram com a divisão, mas exigiam ganhar 6% da renda da filha durante 10 anos.
Sem acordos, os familiares decidiram romper a sociedades. Larissa Manoela decidiu deixar o seu patrimônio de R$ 18 milhões para os pais, em troca de ter toda a administração da sua carreira de 2023 em diante. A atriz agora renegocia os contratos da empresa Dalari, para concentrar todos os seus ganhos em uma única firma.
Pais da atriz negam acusações
Silvana e Gilberto negam as acusações da filha e alegam que a mesma distorce informações do processo e dos acontecimentos. Segundo eles, Larissa sabia desde o princípio sobre a sua parcela no acordo, de apenas 2%.
Afirmam também que os pais foram notificados das ações legais apenas no início de agosto e estão dentro do prazo para dar qualquer resposta ou providência.
Na nota, os advogados afirmam que Larissa não tem respondido os pais e optou pela gratidão e desrespeito.
Internautas relembram o caso da cantora Britney Spears
Na internet, muitos internautas pontuaram semelhanças entre o caso de Larissa Manoela e a cantora Britney Spears.
A vida de Britney Spears se tornou alvo de polêmicas, após a cantora expor a relação abusiva que levava com os seu pai, responsável por administrar sua carreira e manter uma tutela sobre os seus ganhos e decisões.
Com inúmeras denúncias de abuso de poder, o pai da cantora deixou a tutela em 2022, graça à campanhas de fãs, intituladas #FreeBritney (Libertem Britney).