A Prefeitura de Macaíba começou a implementação de um sistema de energia solar fotovoltaica com o objetivo de reduzir despesas futuras e promover sustentabilidade. A iniciativa inclui a instalação de painéis solares no Palácio Auta de Souza, sede da Prefeitura, além de outras estruturas públicas, como o centro de convivência Pax Club, postos de saúde, escolas e creches.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, estão sendo instalados 1.822 módulos solares, com capacidade de gerar 1038,54 kWp (Kilowatt-pico), o que possibilitará a produção de 119.381 kWh (Kilowatt-hora) por mês. Esse volume de energia deverá gerar uma economia mensal de aproximadamente R$ 90,6 mil, resultando em uma economia anual superior a R$ 1 milhão em contas de luz.
Além da redução de despesas, o sistema solar traz benefícios ambientais, uma vez que utiliza uma fonte de energia sustentável e renovável. O dinheiro economizado poderá ser utilizado em novos investimentos e projetos municipais.
“A energia solar é algo que, além de gerar economia para o município, também preserva o meio ambiente, nos faz uma gestão moderna através de sua utilização. Inclusive, a parcela do financiamento que iremos pagar é menor do que gastamos atualmente com energia. Vamos continuar com essa pegada, trazendo tudo que for de bom para o nosso município, para torná-lo cada vez mais próspero”, explicou o prefeito Emídio Júnior.
Governadora Fátima Bezerra recebe título de Embaixadora dos Ventos no Brazil Windpower 2024