Nesta sexta-feira (8), o Solar Ferreiro Torto, em Macaíba (RN), recebeu a visita de 123 alunos do Colégio Fanex, de Macau, como parte de uma aula-passeio organizada pela agência Pontual Tour. A visita fez parte de um projeto de turismo pedagógico da escola, destinado a alunos do 7º ano ao ensino médio, que busca proporcionar experiências fora da sala de aula para aprofundar o conhecimento histórico.
“O Solar Ferreiro Torto foi escolhido porque ele conta um pouco da história do nosso Estado, e conhecer esse espaço está dentro da programação educativa da escola”, explicou a guia Maria Raymyely Dantas, que acompanhou o grupo. O espaço, que integra a rota de visitas da Pontual Tour, preserva elementos históricos do período colonial, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre o passado local.
O professor de história Daniel Nasser pontuou que o turismo pedagógico é uma prática frequente no Colégio Fanex, pois ajuda os alunos a compreenderem melhor o conteúdo das aulas. “Nós vimos que aqui era um engenho e o Nordeste era um dos maiores produtores de açúcar desse ciclo colonial brasileiro, e de forma geral, eles aprendem também sobre a história do nosso Estado”, explicou. Para ele, o contato com os espaços históricos enriquece o aprendizado dos alunos, especialmente na temática do Brasil Colônia e da produção de açúcar, conteúdo explorado no currículo escolar.
Entre os alunos, a iniciativa foi recebida com entusiasmo. “A gente só conhece o que os professores de história passam para gente em sala de aula, entretanto estar aqui presente é uma forma de conhecer mais a fundo sobre as histórias e as cidades aqui do nosso Estado. Ver de perto os artefatos históricos é muito interessante, porque vai agregar mais informações ao nosso conhecimento”, contou Maria Luiza Bezerra, estudante do 8º ano.