De acordo com dados levantados pelo Ministério do Turismo, mais de 6,1 milhões de turistas devem circular pelo país entre os dias 8 e 19 de fevereiro, utilizando principalmente o transporte aéreo e rodoviário.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, essa temporada carnavalesca promete ser promissora para a economia brasileira, com projeções de impactos positivos no fluxo turístico, geração de empregos e circulação de renda. As estimativas apontam que o setor aéreo será responsável por embarcar cerca de 3,111 milhões de passageiros, principalmente nos aeroportos de Guarulhos (SP), Rio de Janeiro e Campinas (SP).
Para atender à demanda, as empresas aéreas anunciaram a disponibilização de 1.104 voos extras, para facilitar o deslocamento dos turistas por todo o território nacional. Além disso, o setor rodoviário interestadual também prevê uma movimentação significativa, com mais de 3 milhões de passageiros circulando por meio de ônibus, representando um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A pesquisa do Ministério do Turismo revelou que o uso de carro próprio e ônibus se tornou a escolha de 74% dos brasileiros para viagens de lazer até março de 2024, incluindo o Carnaval. Desse total, 29% dos viajantes optarão pelo ônibus como meio de transporte, com a maioria utilizando linhas convencionais.
Além do turismo doméstico, o Brasil também espera receber cerca de 200 mil turistas internacionais durante o Carnaval, deixando uma receita estimada em mais de R$ 900 milhões na economia do país.