Entre os dias 8 e 12 de julho, Belém sediará a 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Como parte da tradição do evento, representantes do poder Executivo realizarão conferências para prestar contas à sociedade sobre as ações governamentais. Este ano, as conferências girarão em torno do tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza“.
As palestras acontecerão no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciando-se no dia 8 de julho com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Na terça-feira (9), será a vez da ministra da Saúde, Nísia Trindade, tomar a palavra. No dia seguinte (10), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, conduzirá sua conferência. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falará na quinta-feira (11), e o ministro da Educação, Camilo Santana, encerrará a semana na sexta-feira (12). Todas as conferências iniciarão às 10h e serão mediadas pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
O presidente da SBPC ressalta que, dos cinco ministros presentes, quatro são mulheres, o que representa uma mudança significativa no perfil dos dirigentes políticos, “refletindo uma maior participação feminina na esfera governamental”.
O evento, que é considerado a maior reunião científica da América Latina, é aberto ao público e gratuito. As inscrições para participação e a solicitação de certificados podem ser feitas até o dia 12 de julho através do site oficial do evento.
Embora tenha sido aguardada com expectativa, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, comunicou sua ausência devido a conflitos de agenda. A SBPC havia enviado o convite em fevereiro e recebeu a resposta em abril.
O evento também terá transmissão ao vivo nos canais da SBPC e da UFPA no YouTube. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 7 de julho, no Theatro da Paz, em Belém.
Ver esta publicação no Instagram