No último domingo (28), Elon Musk, fundador da Neuralink, anunciou que a primeira intervenção humana com o implante de chips cerebrais da startup ocorreu com sucesso, e o paciente está se recuperando positivamente. A revelação foi feita por meio de uma postagem na plataforma X, ontem (29), na qual Musk destacou resultados iniciais promissores na detecção de picos de neurônios.
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu autorização à Neuralink no ano passado para realizar seu primeiro ensaio clínico em humanos. Denominado “Telepatia”, o estudo busca avaliar a funcionalidade da interface que possibilita que indivíduos com tetraplegia controlem dispositivos por meio do pensamento.
O foco do estudo está em pacientes com tetraplegia decorrente de lesão na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA). O objetivo é permitir que essas pessoas controlem um cursor ou teclado de computador utilizando apenas seus pensamentos.
Em setembro de 2023, a Neuralink recebeu aprovação de um conselho de revisão independente para iniciar o recrutamento de participantes para o teste em humanos de seu implante cerebral. Embora o número exato de participantes não tenha sido divulgado, a empresa estima que o estudo terá uma duração de aproximadamente seis anos.
A Neuralink estava em negociações com a FDA para implantar o dispositivo em inicialmente dez pacientes, mas o número foi ajustado devido a preocupações de segurança levantadas pela agência. No entanto, o resultado final da aprovação da FDA para o número de participantes não foi divulgado.