O Projeto São Gonçalo Acessível, liderado pela ONG ReforAMAR, concluiu a tão aguardada reforma do lar da primeira família beneficiada. No domingo (22) de outubro, será realizada a entrega oficial dessa casa transformada, que tem um significado especial para a família de Miguel, um jovem no espectro autista, com TDAH e esquizofrenia.
Miguel e sua família residiam em uma casa deteriorada no bairro Novo Amarante, onde as condições precárias prejudicavam o desenvolvimento cognitivo da criança, especialmente durante as crises, que eram mais frequentes em dias chuvosos.
A casa, com quase 50 anos de idade, nunca havia passado por uma reforma. As infiltrações causadas pelas chuvas entravam tanto pela entrada principal quanto pelo telhado, resultando em perdas de eletrodomésticos e móveis devido à água. Além disso, o telhado estava danificado por cupins e, devido à sua antiguidade, representava um perigo real para a família.
Miguel não tinha espaço adequado para brincar, sendo forçado a improvisar com pedaços do chão e da parede. Essas condições o expunham a riscos, resultando em cortes nos braços e pernas. O desejo de Miguel era ter um ambiente mais seguro e adequado para brincar, assim como uma casa que o protegesse das intempéries e das crises, proporcionando uma atmosfera mais acolhedora para sua família.
Dona Erleide, mãe de Miguel, compartilha suas preocupações: “Eu só não desisti e me mantive viva até hoje por causa dele (Miguel), ele é minha alegria. Mas tenho medo de que, quando eu partir, quando Deus me levar, ele fique aqui nessa condição. Gostaria de deixar para ele um lar onde possa ser feliz.”
Graças aos recursos do Edital Athis 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte, doações da comunidade civil e o apoio de empresas parceiras, a ONG ReforAMAR pôde realizar uma reforma completa na residência de Miguel. A entrega oficial deste novo lar será feita no amanhã (22) de outubro. A ONG transmitirá o evento ao vivo em sua conta oficial no Instagram, permitindo que todos acompanhem essa transformação significativa.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
ReforAMAR precisa da sua ajuda para reformar três casas em São Gonçalo do Amarante