Nesta quarta-feira (30), foi assinada a ordem de serviço para a conclusão do restauro de um prédio histórico em Natal, que abrigará o arquivo da Arquidiocese. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, aconteceu no Centro Pastoral Pio X, localizado no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. Participaram do momento o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, a governadora Fátima Bezerra e outras autoridades civis e eclesiásticas.
O imóvel, situado na Rua Padre João Manoel, 520, na Cidade Alta, em Natal, passará por um processo de restauro com recursos federais destinados pelo IPHAN. A conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2025. Após sua reabertura, o arquivo será disponibilizado ao público, com foco especial em atender pesquisadores. O espaço também contará com uma sala de tratamento documental, um local para exposições culturais e um auditório para palestras.
Um acervo histórico e religioso
O arquivo da Arquidiocese de Natal, atualmente instalado no Centro Pastoral Pio X, guarda documentos que retratam a atuação da Igreja Católica na região, com registros que remontam ao fim do século XIX. Entre os materiais históricos estão documentos administrativos, pastorais e eclesiásticos, além de uma coleção de periódicos antigos, como o jornal “A Ordem”, fundado em 1935, e edições do “L’Osservatore Romano” das décadas de 1930 a 1960. Este acervo, que totaliza cerca de 350 mil documentos organizados em 700 caixas-arquivo, é uma importante fonte de pesquisa sobre a história da Igreja e sua influência na sociedade local ao longo dos anos.
Já estamos na Catedral Metropolitana de Natal, ao lado do presidente do @IphanGovBr, @leandrograss, para a assinatura da Ordem de Serviço que marca o início das obras de restauração do edifício histórico onde funciona o Arquivo Arquidiocesano de Natal. pic.twitter.com/27M337s7Bu
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) October 30, 2024