Ministério da Justiça oficializa diretor da Penitenciária de Mossoró e prorroga Força Penal no RN
O Ministério da Justiça confirmou a nomeação de Roderick Ordakowski como o novo diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ordakowski, que já estava atuando como substituto desde abril, é formado em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e policial penal federal desde 2009. Ele também continuará como diretor titular da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.
Ordakowski substitui Carlos Luis Vieira Pires, que assumiu o cargo de interventor em fevereiro após a demissão de Humberto Gleydson Fontinele Alencar. Humberto foi afastado após a fuga de dois detentos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, em um evento que marcou a primeira fuga na história dos presídios federais brasileiros.
Os fugitivos, ambos membros do Comando Vermelho, escaparam da penitenciária em 14 de fevereiro deste ano, utilizando uma luminária para alcançar o telhado e serrar a grade de proteção. Eles permaneceram foragidos por 51 dias antes de serem capturados em Marabá, no Pará, enquanto planejavam fugir para a Bolívia.
Além da nomeação do novo diretor, o Ministério da Justiça prorrogou a atuação da Força Penal Nacional no Rio Grande do Norte por mais dois meses, até 6 de setembro. A prorrogação visa apoiar o governo estadual em treinamentos, alinhamento de procedimentos de segurança e fluxos administrativos específicos. Esses treinamentos serão realizados na Unidade Prisional Rogério Coutinho Madruga (PV5) e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.