Queimadas próximas à rede elétrica podem causar acidentes, alerta Neoenergia Cosern - O POTI

Queimadas próximas à rede elétrica podem causar acidentes, alerta Neoenergia Cosern

No último fim de semana, foram registrados ao menos 24 incêndios florestais foram registrados na região Oeste do estado. Foto: Neoenergia.

A Neoenergia Cosern emitiu um alerta sobre os perigos que as queimadas em áreas próximas à rede elétrica representam, após um fim de semana em que o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN) registrou 24 incêndios florestais em municípios do Oeste potiguar, incluindo Assu, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros. As altas temperaturas e os ventos fortes típicos desta época do ano são fatores que contribuem para a propagação rápida das chamas, elevando os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Antônio Ferreira Lima, além das interrupções no fornecimento de energia, as queimadas podem causar danos significativos ao meio ambiente, como a perda de vegetação, a morte de animais e a poluição do ar. “Em alguns casos, além do inconveniente da interrupção no fornecimento de energia elétrica e no risco para a segurança da população, as queimadas também resultam em danos incalculáveis para o meio ambiente”, destacou Lima.

As queimadas, que podem ser iniciadas tanto de forma acidental quanto intencional, ou ainda por uma combinação de calor, baixa umidade e ventos fortes, são uma preocupação constante para as equipes de plantão da Neoenergia Cosern. O risco de acidentes graves, incluindo queimaduras severas e danos à infraestrutura elétrica, é significativo. As chamas podem atingir cabos e estruturas, resultando em interrupções no serviço.

Orientações de segurança

A Neoenergia Cosern disponibilizou um guia com orientações para prevenir queimadas e acidentes relacionados à rede elétrica. As principais recomendações incluem:

  • Evitar queimar lixo doméstico em quintais ou áreas próximas, pois o fogo pode se espalhar pela vegetação seca e atingir a rede elétrica.
  • Não plantar espécies de grande porte, como cana-de-açúcar e eucalipto, sob linhas de transmissão e redes de distribuição de energia.
  • Manter uma distância segura ao manusear galhos e cipós perto da rede elétrica.
  • Antes de cortar galhos de árvores, verificar se estão em contato ou próximos à rede elétrica e, em caso afirmativo, solicitar o serviço à Neoenergia Cosern pelo telefone 116.
  • Redobrar a atenção ao usar máquinas agrícolas próximas à rede elétrica, evitando acidentes durante o deslocamento ou manutenção do maquinário.
  • Nunca remover os estais, cabos de aço que auxiliam na sustentação dos postes, para abrir espaço para plantação.
  • Não estacionar colheitadeiras sob a rede elétrica e abaixar as barras dos pulverizadores ao passar por baixo dos fios.
  • Regular com cuidado os equipamentos de irrigação em áreas próximas às redes elétricas, pois o jato de água que atinge os fios pode causar curto-circuito.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, a Neoenergia Cosern orienta que se entre em contato imediatamente pelo telefone 116. Para emergências relacionadas a incêndios e queimadas, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte pode ser acionado pelo número 193. Denúncias de queimadas podem ser feitas ao IBAMA pelo telefone 0800-061-8080.

Ao menos 24 incêndios florestais foram registrados na região Oeste potiguar durante o fim de semana