Direto de Lisboa, capital de Portugal, a governadora Fátima Bezerra anunciou as datas do Fórum de Geoparques de países de língua portuguesa, também conhecidos como lusófonos. O evento será realizado no Rio Grande do Norte, de 25 a 28 de junho, no Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Currais Novos.
A conferência promoverá o intercâmbio e troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. Atualmente, são cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó, que recebeu o reconhecimento da Unesco como um território de relevância geológica internacional em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.
“Estamos ansiosos para receber os integrantes das unidades de conservação de Portugal e dos países da Língua Portuguesa em junho, na cidade de Currais Novos. Vamos apresentar as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, começando pela diversidade do nosso povo e da natureza, além da cultura, gastronomia e música”, disse a governadora.
A unidade de conservação Geoparque Seridó abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido potiguar, ocupando territórios em seis municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Confira todos os Geoparques do Brasil:
- Araripe Geoparque Mundial da UNESCO;
- Seridó Geoparque Mundial da UNESCO;
- Caminhos dos Cânions do Sul Geoparque Mundial da UNESCO;
- Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO;
- Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO.