Startup da UFRN é selecionada para programa de aceleração na Polônia - O POTI

Startup da UFRN é selecionada para programa de aceleração na Polônia

Iniciativa selecionou apenas seis startups em todo Brasil. EVIS prepara-se para atuar em mercado europeu. Foto: Divulgação.

A startup EVIS, que faz parte do programa de pré-incubação do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi selecionada para integrar o programa de aceleração e internacionalização Brasilesia. Este programa promove a colaboração entre Brasil e Polônia e seleciona apenas seis startups brasileiras por ano.

O Brasilesia, com duração de seis meses e conduzido inteiramente em inglês, oferece às startups mentorias, workshops e palestras com especialistas do mercado internacional. As empresas terão a oportunidade de adaptar seus modelos de negócio ao mercado europeu durante esse período.

Entre os benefícios oferecidos pelo programa estão:

  • Incentivos fiscais
  • Auxílio administrativo com documentação
  • Cartas de apresentação para negociações
  • Apoio no estabelecimento da empresa na Polônia ao final do programa

“As expectativas para um match com o mercado internacional são as mais altas possíveis, uma vez que o ecossistema local se mostrou muito interessado e aberto à chegada de uma startup que proporciona experiências virtuais imersivas na Saúde”, disse Luís Carlos Alípio, CEO da EVIS.

Ele também comentou sobre os desafios enfrentados: “Ao iniciarmos o programa, nos deparamos com problemas e dores diferentes dos que resolvemos no Brasil. Então a EVIS está passando por uma repaginada em suas soluções para atender ao mercado europeu.”

Origem e propósito

A EVIS, criada com o objetivo de melhorar o sistema de saúde brasileiro e reduzir erros em procedimentos médicos, agora leva sua solução “100% potiguar” para o exterior. Alípio destacou a importância dessa expansão: “Para nós, levar nossa solução a outras terras é algo impactante e cheio de significado. São raízes nordestinas crescendo e multiplicando o que temos de melhor para o mundo.”

A startup desenvolve soluções de software que simulam, em formato de games, processos médicos como cirurgias e consultas. Utilizando óculos de realidade virtual, estudantes e profissionais de saúde podem praticar atendimentos reais em ambientes clínicos e cirúrgicos.

O programa Brasilesia

O Brasilesia tem como objetivo facilitar a entrada de novos produtos e tecnologias no mercado internacional, oferecendo mentorias individuais, acesso a investidores e fundos de venture capital. Ao final do programa, haverá um demoday – um encontro entre empreendedores e investidores – onde a startup mais destacada será premiada com 25 mil dólares.

Para serem selecionadas, as startups passaram por um rigoroso processo que incluiu a submissão de um formulário detalhado, um pitch deck da solução, um vídeo comercial em inglês e uma entrevista com especialistas do mercado polonês.

As atividades do Brasilesia já estão em andamento e seguirão até meados de outubro. Após a conclusão do programa, os colaboradores da EVIS planejam visitar a Polônia e iniciar suas operações com clientes locais, especialmente na região da Alta Silésia, onde se localiza a cidade de Katowice.