No último final de semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do Norte finalizou as manutenções da RN-041 e a recuperação da Ponte do Arapuá, localizada na RN-118, no município de Ipanguaçu, na Mesorregião Central do Estado. COm isso, o tráfego de veículos em ambos os trechos está liberado.
O trecho da RN-118, que vai do entroncamento da BR-304, em Itajá, até a interligação com a BR-406, em Macau, registrou um aumento de cerca de 70% no tráfego, após ter se tornado rota alternativa à BR-304, próximo a Lajes.
Dois trechos da RN-118, tanto o de Ipanguaçu quanto o de São Rafael, este último também utilizado como alternativa via BR-226 (Jucurutu/Macaíba), estão contemplados no edital 1 do programa de restauração de rodovias do Governo do Estado, atualmente em processo licitatório.
Além disso, o DER concluiu no sábado o aterramento da cabeceira da ponte sobre o Riacho Salgado, na RN-041, restabelecendo assim o trânsito de veículos. O trecho havia sido levada pela enxurrada no final de março, mesma ocasião em que fortes correntezas destruíram a ponte e cerca de um quilômetro do piso da BR-304, rodovia federal que conecta a capital, Natal, às regiões Agreste, Central e Oeste.
Por enquanto, o trecho recuperado permanecerá com um revestimento temporário de piçarra, uma vez que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e o DER planejam realizar novas intervenções para ampliar a área de vazão de água sob a ponte.