O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) divulgou neste domingo (11) o mais recente Boletim de Balneabilidade, que revelou que três trechos do litoral da Grande Natal estão impróprios para banho. A análise, que se baseia na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, indicou que as praias afetadas são Areia Preta, em Natal, Rio Pirangi-Pium, em Parnamirim, e a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.
Esses pontos foram classificados como inadequados para atividades recreativas por não atenderem aos critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O boletim, que tem validade de uma semana, leva em consideração um histórico de análises realizado ao longo das últimas cinco semanas, garantindo uma avaliação contínua da qualidade das águas.
Ao todo, 51 trechos de banho em diversas cidades da região, como Baía Formosa, Tibau do Sul, Extremoz e Ceará-Mirim, são monitorados regularmente pelo Idema-RN. Os resultados são fundamentais para a segurança dos banhistas e a preservação ambiental.