O furacão Milton, que atingiu a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9), está se afastando da Baía de Tampa e se movendo em direção a Orlando. A tempestade trouxe ventos de aproximadamente 160 km/h e provocou inundações repentinas em várias cidades da região, incluindo Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Venice, conforme informou o meteorologista da CNN, Chad Myers.
Por volta das 12h30 (horário local), o olho da tempestade avançava pelo interior, provocando chuvas intensas nas áreas de Orlando e Kissimmee, no nordeste do estado. As faixas externas da tempestade também estão impactando a Baía de Tampa com ventos fortes, enquanto a água, que havia sido empurrada para fora da baía no início da noite, deverá retornar e elevar o nível da água mais tarde, de acordo com Myers.
Atualmente, o furacão está a cerca de 64 km ao sul-sudoeste de Orlando, movendo-se na direção leste-nordeste a uma velocidade de aproximadamente 26 km/h. O Aeroporto Internacional de Orlando registrou uma rajada de vento de 119 km/h por volta da meia-noite, com ventos constantes entre 64 km/h e 72 km/h.
Veja imagens da destruição causada pelo furacão:
🇺🇸Hurricane Milton has already begun to ravage Florida, and the situation is only getting worse. The hurricane has made landfall in Florida, near Siesta Key in Sarasota County. #HurricanMilton #milton
pic.twitter.com/ssLmRg7Q7I— F.M NEWS (@fmnews__) October 10, 2024
❯ #BREAKING | Nearly one million people without power in Florida ⚠️
🔘TM LIVE | BREAKING NEWS
United States 🇺🇸 – #HurricaneMilton pic.twitter.com/BqWOtld03I— Truth Media (@TruthMediaUS) October 10, 2024
St. Lucie County, Florida, Sheriff’s Office struck and damaged by tornado ahead of Hurricane Milton. #flwx#miltonhurricane pic.twitter.com/CEkVcPPJKW
— MH Chronicle🌍 (@MHNewsDaily) October 10, 2024
St. Petersburg… pic.twitter.com/D7AEYa9BA6
— Mike’s Weather Page (@tropicalupdate) October 10, 2024