Starlink quer dobrar satélites no Brasil; Anatel analisa em fevereiro - O POTI

Starlink quer dobrar satélites no Brasil; Anatel analisa em fevereiro

A Anatel deixou para 2025 a análise do pedido da Starlink. Foto: Repordução/Anatel.

A empresa Starlink de Elon Musk pediu à Anatel autorização para expandir as operações no Brasil e lançar 7,5 mil novos satélites. O pedido foi apresentado em dezembro de 2023 e será analisado pela agência no dia 13 de fevereiro. Segundo informações fornecidas por Musk em setembro, a Starlink possui atualmente 6.350 satélites em órbita.

Os satélites da Starlink são de baixa órbita e não geoestacionários, feitos para levar Internet de alta velocidade a áreas rurais e remotas. A estratégia visa abordar áreas onde a implementação de soluções tradicionais é problemática, o que é considerado uma boa abordagem para a integração digital. À medida que a influência da Starlink continua a crescer, a Telebrás assinou um acordo com a rival chinesa de Musk, SpaceSail, durante a visita de Xi Jinping ao Brasil em novembro. O acordo sugere colaboração futura se a SpaceSail operar no país, mas os termos específicos ainda não foram anunciados.

A SpaceSail tem atualmente 40 satélites em órbita e planeja lançar mais 648 satélites nos próximos 14 meses, elevando o número de satélites para 15 mil até 2030.

Barreira do Inferno: Foguete de sondagem é lançado ao espaço nesta sexta-feira (29)